Veranilce Novais Silva Lopes
Pedro Demo,no texto,Habilidades para o século XXI,destaca o atraso em que se encontra a educação tanto do ponto de vista tecnológico quanto do pedagógico ao citar:”O atraso da pedagogia é astronômico,o que não lhe permite direcionar a tecnologia,ao contrário,fica a reboque dela.Por isso as propostas de informática na educação tendem a ser mais “informática” do que educacionais,redundando,entre outras coisas,em continuar fazendo a velha pedagogia com as tecnologias mais novas.”
Nessa perspectiva,é que pretendo discutir e refletir neste espaço com os educadores que vêem a cada dia a sua prática ser “atropelada” por interesses diversos que envolvem os educandos no meio virtual.Daí surgem os seguintes questionamentos:
- Como tornar nossas aulas mais interessantes para os educandos utilizando tecnologias se,em muitos casos,este ainda é um mundo a ser desvendado por muitos educadores?
- Se já o desvendou,como ter garantido o seu acesso para fins educacionais?
- Como articular tecnologia e prática pedagógica sem um mínimo de infra-estrutura nas condições de trabalho?
- Se existe a infra-estrutura,como acompanhar o ritmo acelerado das mudanças?
Todas estas reflexões serão pauta de discussão com base nas palavras de Demo,ao se referir à utilização das TICs na educação: "mais que reclamar,maldizer,há que se conviver com elas,tendo em vista mantê-las na condição de meio e sob a égide da ética social..em educação,o desafio maior é buscar postar-se à sua frente...mas há que começar.”
COMO?DEIXE A SUA REFLEXÃO
Nate,
ResponderExcluirCreio que a tecnologia voltada para o dia-a-dia da educação fará com que o professor tenha a oportunidade de elaborar melhor o seu tempo. Terá mais opções de pesquisa...sem dúvida. Lembrar da queda de braço com o seu aluno, que, de certa forma, estará a frente do tempo de muitos professores. Porém, no que tange a parte pedagógica, creio que, se o professor não mudar a sua mentalidade em termos de pesquisa, continuará na mesma.
Vejo a tecnologia por dois ângulos:
1º - O campo de pesquisa é formidável. Encontra-se "tudo" na internet.
2º - Trazer a informatização para o dia-a-dia da sala de aula dependerá da busca, do querer o novo, enfim, de cada professor, mesmo que tais mecanismos esteja fora do alcance da sua mão, entender que a saída é estar presente, no presente.
Vejo com carinho tais mudanças, até mesmo por serem "acessíveis" a todos... O diferencial estará no tempo de busca de cada um. Como qualquer novidade, a informática causa estranheza, medo. Com o tempo... o medo acaba e as benéfices serão viáveis.
Vocês, Nate e Eliene, pós-graduadas na área, vão contribuir bastante para Nova Viçosa,
Forte abraço,
Profº Esp. Ademir Rodrigues Pereira
Serra dos Aimorés MG